terça-feira, 11 de agosto de 2009

Circuito Funarte de Capacitação em Artes Cênicas chega à Funarte Minas Gerais


Está aberto, até 27 de novembro, o Circuito de Capacitação em Artes Cênicas na Funarte MG. Serão 14 oficinas nas áreas de Interpretação, Teatro de Rua, Clown, Dança Popular, Dança Contemporânea, Dramaturgia, Técnicas Cênicas (figurino, maquiagem, caracterização e produção) e Metodologia do Ensino, espalhadas por sete municípios do Estado: Belo Horizonte, Barbacena, Ituiutaba, Grão Mogol, Montes Claros, Uberaba e Jequitinhonha.


Circuito oferece a artistas, técnicos e pesquisadores do setor a oportunidade de aprofundar e aprimorar seus saberes. O programa, que consiste na execução de 94 oficinas de artes cênicas por todo o país, possibilita um intercâmbio de informações e pretende transformar cada participante em agente multiplicador de conhecimento.


Em Belo Horizonte, as oficinas contam com a atriz, diretora e arte-educadora Renata Lemes, integrante da Cia. do Miolo; o teatrólogo e crítico Kil Abreu, mestre em Artes Cênicas pela USP; o cenógrafo, figurinista e diretor de arte Ronald Teixeira, mestre pela Escola de Cinema da UFF; a atriz Mona Magalhães, mestre em ciência da arte pela UFF; a bailarina Marília Rameh, diretora e coreógrafa da Cia. de Dança ArteFolia, de Pernambuco; a professora Isabel Marques, mestre em dança pelo Laban Centre for Movement and Dance de Londres e doutora em Educação pela USP; além da bailarina, artista plástica, atriz, coreógrafa, professora e pesquisadora Angel Vianna. Na capital, a temporada vai de 3 a 28 de agosto.


Em todo o país, a estimativa é que as oficinas do Circuito vão capacitar duas mil e quinhentas pessoas. Produzidas pela Funarte a partir de uma demanda apresentada ao Ministério da Cultura, durante os encontros sobre o Plano Nacional de Cultura, as oficinas reafirmam a atribuição da Fundação de investir em formação continuada e de criar possibilidades de acesso ao mercado de trabalho. "Estimular a difusão de saberes e o aperfeiçoamento de profissionais da área artística significa criar uma estrutura sólida para o desenvolvimento das artes, qualificando e dinamizando a cadeia produtiva da cultura brasileira", avalia o presidente da Fudação, Sérgio Mamberti.


Para viabilizar as oficinas, a Funarte estabelece parcerias com secretarias de cultura e outras instituições locais. Em Minas Gerais, são colaboradores: Teatro Vianinha de Ituiutaba, Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha, Prefeitura Municipal de Grão Mogol, Prefeitura Municipal de Montes Claros/Secretaria de Cultura, Fundação Cultural de Uberaba, Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Jequitinhonha, Casa de Cultura de Jequitinhonha e Fundação Municipal de Cultura de Barbacena - FUNDAC.


Inscrições pelo email: funartemg@funarte.gov.br As inscrições deverão ser realizadas de segunda a sexta, na semana anterior a cada oficinaMais informações: (31) 3213-7112

Nenhum comentário:

Postar um comentário