quinta-feira, 9 de julho de 2009

peça "Vozes de Melânia"

No dia 10 de julho, o Centro Cultural Vila Marçola (Mangabeira da Serra, nº 320, Bairro Serra) apresenta a peça "Vozes de Melânia", uma história chocante que promete comover o público. O espetáculo tem classificação mínima de 12 anos e será apresentado às 19:30 horas, com entrada é gratuita.

A montagem do espetáculo é resultado de um curso de iniciação teatral, baseado no jogo com fragmentos de textos e com músicas variadas, realizado no Centro Cultural Vila Marçola nos meses de abril, maio e junho deste ano.
Dirigido por Ernesto Valença, a peça narra a história na localidade de Melânia, uma cidade em que os diálogos se repetem indefinidamente. É possível voltar a Melânia de tempos em tempos e acompanhar o desenvolvimento do mesmo diálogo iniciado anos antes.

O espectador poderá conhecer situações típicas dessa cidade tão peculiar, como a construção de uma ponte, a venda de palavras no mercado municipal e até mesmo um velório, quando o equilíbrio precário das conversas eternas de Melânia entra momentaneamente em crise. A peça propõe uma reflexão sobre a efemeridade da vida e sobre como passamos nosso tempo no mundo repetindo padrões de comportamento muitas vezes sem perceber. O curso oferecido contou com a participação de iniciantes e pessoas com pouca experiência em teatro que descobriram o universo teatral, desenvolvendo a capacidade de improvisação. Nas oficinas, foram explorados princípios básicos do fazer teatral, tais como interpretação, personagem e jogo. Uma característica do curso foi a experimentação com espaços alternativos como locais de cenas, o que se refletiu na montagem final. O texto final de "Vozes de Melânia" é resultado de processo construído pelos próprios atores com fragmentos de textos de Ítalo Calvino, Bertolt Brecht, Samuel Beckett e Fábio Reynol.

O curso foi ministrado pelo professor Ernesto Valença. Formado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP), Ernesto é atualmente estudante de mestrado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) onde desenvolve um estudo sobre o som no teatro. Já realizou oficinas teatrais em São Paulo e Brasília e desenvolveu trabalhos para o Ministério da Cultura.
A promoção é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e do Centro Cultural Vila Marçola.

Peça "Vozes de Melânia", uma história chocante que promete comover o público. Classificação mínima de 12 anos e será às 19:30 horas, com entrada gratuita.
Informações: Centro Cultural Vila Marçola (31) 3277-5250
Data: 10/07 - sexta Horário: 19h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário